Agência Brasil – ABr – A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) inicia no próximo mês a capacitação dos profissionais que vão operar o sistema informatizado de monitoramento da saúde indígena no país. O Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (Siasi) vai aprimorar o acompanhamento da situação da saúde dos índios e agilizar a tomada de
decisões sobre ações de combate, controle e prevenção de doenças.
A Funasa vai capacitar 284 técnicos, em treinamentos nas cidades de Canela (RG), de 03 a 07 de junho, em Fortaleza (CE), de 10 a 14 de junho, em Manaus (AM), de 17 a 21 de junho, e em Belém (PA), de 24 a 28 de junho.
Após a capacitação, o Siasi entrará em funcionamento nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei). A previsão da Funasa é colocar o sistema em plena operação até o final do mês de agosto, interligando cada um dos 34 Dsei do país e a sede da Fundação, em Brasília. O Siasi permitirá um melhor acompanhamento dos dados sobre mortalidade, cobertura vacinal e doenças que acometem a população indígena. As informações serão disponibilizadas na Internet e contribuirão para orientar e tornar mais eficaz a assistência à saúde indígena.
A estruturação do Siasi teve início no fim de 1999, com o recenseamento da população indígena no Brasil. Foram computados dados sobre idade, sexo, etnia, língua e residência. Já foram cadastrados mais de 373 mil índios e a expectativa é superar o registro de 380 mil indígenas ao
incorporar dados referentes a índios urbanos ou em processo de reconhecimento pela Fundação Nacional do Índio (Funai). A Funasa pretende ampliar o Siasi ainda este ano, incorporando dados referentes à saúde bucal, recursos humanos e saneamento básico nas aldeias.
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CBM