Agência Brasil – ABr – Durante a 54ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de amanhã (7) até dia 12, em Goiânia, se realiza a 10ª Expociência, cujo objetivo é divulgar a produção científica e tecnológica de universidades, institutos de pesquisa e empresas dos setores público e privado.
A iniciativa visa também aproximar empresas de base tecnológica, segmentos governamentais e acadêmicos e, a partir desse entrosamento, estimular a geração de negócios, além de propiciar oportunidade de interação entre os setores científico e tecnológico envolvidos na questão da produção de conhecimento e transferência para o setor industrial.
Observatório Nacional (ON), Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) são algumas das unidades de pesquisa vinculadas ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) que participam da Expociência.
O ON, que está completando 175 anos, mostrará trabalhos e resultados obtidos nas áreas de astronomia e astrofísica, geofísica e tempo e freqüência. Será apresentada a homepage do ON, a revista eletrônica da instituição e ainda será lançado o site Brincando com Ciência, voltado para crianças e adolescentes.
A mostra do INT aborda quatro temas: Gás Natural; Uso eficiente de energia (com maquete de uma casa e as medições de consumo de energia elétrica gasto pelos utensílios domésticos); Prototipagem Rápida e INT 80 anos. O Inpa mostra as belezas da região amazônica, com painéis temáticos do Bosque da Ciência, de peixes comerciais, da flora e água; coleção de insetos; amostra de madeiras da amazônia; couro de peixe; bicomposto de madeira e frutos tropicais.
Quem ainda não teve a oportunidade de ver um satélite poderá conhecer toda sua estrutura a partir das três maquetes que o Inpe montou. Três modelos de artefato estarão expostos: CBERS, SCD-2 e Masco.
RE
——
UJ