Funai – Lideranças indígenas de quatro estados nordestinos (Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe) e do nordeste de Minas Gerais se deslocarão de suas aldeias para participar do Encontro dos Indígenas do Nordeste, que elegerá dois representantes índios para compor o Comitê da Bacia do São Francisco. O Encontro está sendo organizado pela Agência Nacional da Água (ANA) e será realizado na segunda quinzena de setembro, em Paulo Afonso, na Bahia.
Cerca de 42 mil índios de 24 etnias diferentes habitam, hoje, em territórios banhados pelo Rio São Francisco. Os representantes indígenas, um titular e outro suplente, escolhidos no Encontro, integrarão o Comitê que, a partir de outubro deste ano, será responsável pelo gerenciamento da Bacia do São Francisco. O evento deverá reunir um total de 52 representantes indígenas.
O Comitê da Bacia do São Francisco terá com 60 membros e sua principal função será zelar pela preservação do rio, regular e fiscalizar a utilização dos seus recursos naturais. O São Francisco, conhecido pelos nordestinos como “Velho Chico, é o único rio que sai do sudeste brasileiro em direção ao semi-árido.