Começa em 2 de outubro nova etapa do programa de Educação Indígena

Agência Brasil – ABr – Professores indígenas que trabalham no ensino fundamental nas regiões norte, nordeste, centro-oeste e sudeste participam, a partir de 2 de outubro, de novas etapas do Programa Parâmetros em Ação de Educação Escolar Indígena. Com carga horária que varia de 24 a 33 horas, os Parâmetros serão estudados e debatidos por 575 professores e 88 coordenadores de Rondônia, Amazonas, Pará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso e Minas Gerais.

Organizado em 12 módulos, o programa é uma proposta de formação continuada que objetiva o desenvolvimento de quatro competências profissionais: leitura e escrita, trabalho compartilhado, administração da própria formação, e reflexão sobre a prática pedagógica que visam ao ensino e à aprendizagem nas escolas indígenas.

Para viabilizar esse trabalho, o Ministério da Educação fornece um kit aos professores que é composto de caderno de apresentação, mapa etnográfico ilustrado do Brasil, mapa etno-histórico de Curt Nimuendajú, o livro Quem são, Quantos são e Onde estão os Povos Indígenas e suas Escolas no Brasil?, e o caderno de registro. Além desses materiais, os coordenadores recebem o Guia do Formador, programas de vídeo e o kit Índios no Brasil. O MEC custeia também as passagens e as diárias dos consultores durante a realização dos cursos.

Em Rondônia, os módulos I e II serão oferecidos para 86 professores e 14 coordenadores nos municípios de Guajará Mirim e em Porto Velho; em Barreirinha (AM), 80 professores e oito coordenadores receberão os módulos I, II e III; em Marabá (PA), 35 professores e três coordenadores farão os três primeiros módulos; em Porto Seguro (BA), 40 professores e quatro coordenadores farão as etapas um e dois; em João Pessoa (PB), 125 professores e 12 coordenadores fazem os módulos I e II; em Recife (PE), 150 professores e 15 coordenadores participam dos módulos I e I; no Parque Indígena do Xingu (MT), 59 professores e dois coordenadores recebem informações dos módulos I e II.

RE
——
FF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *