Indígenas agradecem colchões e fogão doados pela Sasct

A secretária de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Eloísa Castro Berro, participou na manhã de hoje da entrega de 50 colchões e um fogão para os indígenas, mulheres em sua maioria, que comercializam os produtos das aldeias em uma pequena feira localizada na frente do Mercado Municipal de Campo Grande. “O governo do Estado tem dado uma atenção especial à questão indígena, incluindo todas as aldeias em programas como o Segurança Alimentar. Também complementamos esta assistência com ações específicas como a de hoje”, explicou a secretária.

Cerca de 150 mulheres indígenas comercializam os seus produtos na feira, em sistema de rodízio semanal. No local, as índias, todas aldeadas, vendem ervas medicinais, frutas sazonais e produtos artesanais, além de frutos da lavoura das aldeias, cultivados em adubo orgânico. A Funai entregou aos indígenas uma novo prédio para que eles possam pernoitar durante a semana. A chegada dos colchões e do fogão deve ajudar a tornar a vida destes trabalhadores um pouco mais prática, segundo a secretária Eloísa Berro.

Para Oneida Campos Jorge, que mora na aldeia Lagoinha, em Aquidauana, o fogão vai resolver um problema que vinha afligindo os comerciantes. “Tínhamos que gastar R$ 2,50 com o marmitex e o nosso lucro com as vendas não é muito grande. Agora vamos poder fazer o almoço e a janta sem gastar muito dinheiro”, comentou.

Outra comerciante no local, Vanda de Albuquerque, que mora na aldeia Cachoeirinha, em Miranda, disse que as indígenas traziam os colchões das aldeias e agora não terão mais preocupação com esta questão. Ela acredita que o governo do Estado e a Funai estão demonstrando um sinal de respeito na busca de soluções para os problemas dos comerciantes do local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *