Funai – A tecnologia virtual chega aos indígenas sul-matogrossenses por um moderno sistema de telefonia fixa. Parceria entre o Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) e a Brasil Telecom vai beneficiar cerca de nove mil índios das aldeias Jaguapirú e Bororo, na reserva indígena de Dourados (MS).
Durante cinco dias, o projeto foi testado e ajustado. Está em perfeito funcionamento, mas ainda em caráter experimental. A tecnologia também propicia acesso à Internet via rádio. O sistema interliga a comunidade indígena à cidade e acaba com o fim do isolamento. Uma antena da Brasil Telecom instalada em Dourados recebe os sinais de outra antena, no Núcleo de Atividades Múltiplas da Instituição, o NAM.
Freqüentam o núcleo cerca de 88 alunos indígenas das Escolas de Ensino Fundamental de toda a região, que utilizam o Laboratório de Computação do NAM. O núcleo ganhou ainda um telefone público que não necessita de cartão.
Os recursos são da Unigran, que além de financiar a implementação do projeto ainda custeará a operação de todo o sistema.