Agência Cãmara – Apenas 28% das três toneladas de resíduos industriais perigosos gerados atualmente no Brasil são tratados. O alerta foi feito por especialistas durante um ciclo de debates sobre Legislação Ambiental em Minas Gerais.
O relator da Comissão Especial que analisa a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, deputado Emerson Kapaz (PPS-SP), alerta que o dado é o mais forte indicativo da necessidade de se regulamentar urgentemente o setor. “Se hoje já ficamos assustados com a quantidade de resíduos industriais, imagine daqui a dez anos quantos milhões de toneladas que já estão sendo colocadas no meio ambiente vão voltar em forma de poluição de água, poluição de comida, poluição de lençóis freáticos? Tudo o que fizermos agora para que a Política Nacional de Resíduos seja aprovada já vai ser para cobrir um passivo ambiental cada vez maior”, adverte.
Emerson Kapaz espera que a Política Nacional de Resíduos seja aprovada na Câmara ainda neste ano. O relatório está pronto para ser apreciado pela comissão especial, mas mesmo que não haja tempo para votá-lo, basta que os parlamentares fechem um acordo para que a matéria possa ser seguir direto para o Plenário e seja votada em regime de urgência.