V Jogos dos Povos Indígenas começam dia 14, no Pará

Agência Brasil – ABr – Os V Jogos dos Povos Indígenas ocorrerão de 14 a 21 de setembro no município de Marapanim, no Pará. No evento, que apesar de pouco conhecido no país é bastante difundido no mundo, serão apresentadas modalidades tipicamente indígenas. A promoção é do Ministério do Esporte e Turismo.

A expectativa é que compareçam 15 mil espectadores aos Jogos Indígenas, incluindo uma delegação composta por autoridades e lideranças dos índios canadenses. Serão disputadas 16 modalidades de jogos, como corrida de tora, cabo de guerra, lutas corporais, canoagem, arco e flecha.

O evento, criado em 1996, espera reunir 1.100 índios, que representam 62 etnias e 170 idiomas falados no país. O idealizador do encontro, o líder indígena Carlos Terena, afirma que “os jogos servem também para que haja um intercâmbio entre nossos parentes, o que antes não existia”.

Ele explica ainda que o sucesso dos Jogos Indígenas vem do fato de estes estarem fora do padrão esporte de alto rendimento. “Somos tradicionais em tudo o que fazemos, mas não significa que os índios não respeitem outras culturas. Nas apresentações artísticas, por exemplo, grupos de folclore do Pará vão dançar carimbó, dança típica da região”.

Segundo Terena, esses encontros anuais têm sido uma injeção de auto-estima para os índios das mais diversas etnias existentes no Brasil. “Por influência dos Jogos já conseguimos avançar muito nesse aspecto, inclusive revertendo situação de degradação de algumas tribos, onde se verificavam altos índices de suicídios e alcoolismo”.

Os Jogos Indígenas foram implementados no país com o propósito de fortalecer a identidade do índio e a relação entre os povos.

Cynthia Santos Ribeiro
——
JT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *