Ibama – O incêndio no Parque Nacional da Serra da Canastra – distante cerca de 350 km de Belo Horizonte – foi controlado. Segundo o Gerente Executivo do IBAMA/MG, Jader Figueiredo, “cerca de 60 pessoas, entre servidores do IBAMA, voluntários e policiais militares, e fazem agora o rescaldo da área atingida”. “As equipes permanecerão em prontidão, tendo em vista que a vegetação está muito seca, a temperatura alta e os ventos fortes”. Figueiredo estima que ainda hoje o fogo será extinto. A nascente do rio são Francisco não foi atingida.
O Gerente Executivo do IBAMA/MG determinou que fiscais do IBAMA percorram as fazendas vizinhas do Parque, para evitar a ocorrência de queimadas. Hoje, dia 18, foram contratados mais 14 brigadistas da comunidade, não sendo necessário ainda o deslocamento da brigada do Parque Nacional da Serra do Cipó.
O IBAMA estima que 30 mil hectares – cerca de 40% do Parque –tenham sido atingidos pelo fogo. A área total do Parque é de 71.525 hectares. Este incêndio teve início em 12 de outubro e, as suas características são de incêndio criminoso.
O Parque Nacional foi criado em 1972, abrangendo os municípios de São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis. A vegetação atingida é formada predominantemente por campos rupestres (vegetação rasteira) – o que facilita a propagação do fogo.
Valdo Veloso
Assessor de Comunicação IBAMA/MG