Funai – Oito indígenas das etnias Kaingang, Wassu Cocal, Guarani, Pataxó, Pankararu e Xavante começam, hoje (15), às 14 horas, no Instituto Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), a estudar inglês em curso criado especialmente para atendê-los. Todos são formados ou estão cursando universidade. O objetivo é preparar os índios para participarem de reuniões internacionais com o domínio do inglês.
O curso resultou de entendimentos da Coordenação Geral de Defesa dos Direitos Indígenas da Funai (CGDDI) e de organizações voltadas para o interesse das comunidades com o Itamarati. “Alguns dos alunos inscritos já participam de reuniões internacionais e será excelente aprenderem o inglês. Além disso, estaremos mais preparados para o mestrado e doutorado”, lembra Wilmar Guarani, coordenador da CGDDI e também aluno do curso.
Os alunos inscritos são: o pedagogo Edmundo Xavante, as advogadas Lucia Fernando e Anaiá Pataxó, a socióloga Azelene Kaingang, além dos estudantes Rosane Kaingang (Turismo), Leonardo Ivirson, Maria Aldemir e Adão Brasil.
Simone Cavalcante