Funai reconhece estudos sobre identificação de terras do Morro dos Cavalos

Agência Brasil – ABr – A Fundação Nacional do Índio reconheceu os estudos feitos pela antropóloga Maria Inês Ladeira sobre a identificação da terra indígena do Morro dos Cavalos, de ocupação do grupo tribal Guarani Mbya e Nhandéva, da família linguística tupi guarani. A Terra Indígena está localizada no município de Palhoça, em Santa Catarina, e tem uma superfície de 1998 hectares e 31 km de perímetro.

Em Santa Catarina, a presença Guarani foi registrada pelos primeiros viajantes, como Gonneville (1504), Aleixo Garcia (1515), Caboto (1526), Cabeza de Vaca (1541), Hans Staden (1548) e Schimidel (1552). Esses viajantes sobreviveram graças à generosidade dos Guarani que os hospedavam, forneciam alimentos, guias e mão de obra para suas expedições terrestres.

Os Guarani que vivem atualmente no Brasil são classificados pela literatura etnográfica em três grupos: Kaiova (20 mil), Mbya (6 mil), Xiripa ou Nhandéva (7 mil), segundo diferenças de costumes, de práticas rituais e dialetais. A população Guarani estimada no Brasil é de aproximadamente 33 mil pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *