Agência Brasil – ABr – O secretário de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Márcio Portocarrero, e a secretária executiva do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Natalina da Rocha Vieira, assinaram portaria que suspende a prática do pesque e solte nos rios federais que cortam o Estado.
A portaria visa proteger a reprodução natural dos peixes. De acordo com a portaria, será mantida a autorização para a pesca artesanal de subsistência no período de defeso, devido à piracema. O fim do perído da piracema e o encerramento do período de defeso (reprodução dos peixes), programado para 28 de fevereiro, podem ser antecipados.
A informação é do secretário estadual de Meio Ambiente. Segundo ele, equipes de técnicos estão acompanhando a reprodução dos peixes. “O monitoramento está sendo feito para verificar se os peixes estão se reproduzindo adequadamente. Se verificarmos que o número é satisfatório, poderemos antecipar o encerramento do período de defeso”, disse o secretário.