Agência Brasil – ABr – Os índios Terena, da reserva indígena de Taunay, participam hoje das atividades pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids. É grande a mobilização de todas as nove aldeias da região. Cerca de 3 mil índios se preparam para o 1º Encontro Terena de Prevenção a Aids. Entre as atividades a apresentação do grupo de teatro indígena Eloketi Okowô, outras apresentações artísticas e culturais das várias aldeias envolvidas em palestras com representantes das aldeias.
Trata-se de uma iniciativa dos voluntários indígenas da própria comunidade atuantes na prevenção de combate à Aids e às DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Organizado no âmbito do programa Assumindo as Diferenças: Prevenção às DST/AIDS entre índios Terena do Estado de Mato Grosso do Sul, o projeto é financiado pelo Ministério da Saúde e pela Unesco, com a admoinistração da Organização Não Governamental Inter Ativa, projetos Inter Ativa – Projetos e Intervenção, sob a responsabilidade e coordenação da médica ginecologista Nazira Scaffi.
Em Campo Grande, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS está sendo comemorado com diversas atividades. Hoje, a coordenação municipal do programa de combate às doenças sexualmente transmissíveis e AIDS desenvolve mais uma atividade, desde as primeiras horas com a participação de aproximadamente mil pessoas concentradas na Avenida Afonso Pena, altura da Rua José Antonio, para colocação de um preservativo gigante no obelisco. Do local, sairá uma passeata contra a discriminação e o preconceito em direção a praça Ary Coelho.
O ato conta com a presença de representantes de entidades de classe, técnicos das secretarias de Saúde do estado e do município.
Marília de Castro