Agência Câmara – A CPI que investiga o tráfico de animais e plantas pode votar hoje o relatório final do deputado Sarney Filho (PFL-MA). O trabalho da comissão foi dividido em três sub-relatorias, que tratam de legislação, controle sobre criadouros de animais, e extração ilegal de madeira e biopirataria.
O deputado Asdrúbal Bentes (PMDB-PA) já fez a leitura do sub-relatório que trata da legislação. Entre as principais propostas está a alteração na lei de crimes ambientais.
“Eu acho fundamental fazer mudanças na legislação ambiental, para que, ao invés da pena privativa de liberdade, se aplique a pena de recuperação do meio ambiente. Com isso nós estaremos recuperando o meio ambiente, gerando emprego e contribuindo para o meio ecossistema”.
Os outros sub-relatórios, da deputada Vanessa Graziotin (PCBdoB-AM) e do deputado Luisinho (PPB-RJ), serão apresentados hoje.
A CPI que investiga o tráfico de plantas e animais encerrou a fase de depoimentos. Ontem, foram ouvidos Nelson Simplício Figueiredo, acusado de tráfico de animais, e o dono de zoológico Chaparral de Recife, Maurício Guilherme Ferreira. Maurício apresentou aos integrantes da CPI uma declaração que atesta que o Ibama está analisando o processo para funcionamento do zoológico, que tem como principal atração a ararinha azul, espécie em extinção.
O documento, porém, não autoriza o funcionamento do zoológico, mas segundo Guilherme Santos, os fiscais do Ibama do estado tinham conhecimento da situação.
Por Érica Amorim/AM