Agência Câmara – A CPI que investiga o tráfico de animais e plantas silvestres já ouviu sete testemunhas na Assembléia Legislativa da Bahia hoje. Os deputados pretendem ouvir, no total, 16 depoentes sobre denúncias de tráfico de animais silvestres e pau brasil no Estado.
Entre as testemunhas ouvidas hoje, está o ex-traficante Joselito dos Santos, que desde 1990 esteve envolvido no comércio ilegal de animais silvestres. Ele apontou o mexicano Juan Carlos como um dos principais negociadores daquela região. O mexicano importava os animais por meio da firma fantasma Real Importação Exportação e fazia araras e periquitos passarem por frangos.
Segundo o relator da CPI do Tráfico de Animais e Plantas Silvestres, deputado Sarney Filho (PFL-MA), o comércio ilegal é intenso naquela região. De acordo com ele, há várias denúncias também de tráfico de pau brasil. “Na Bahia nós só temos 3,8 % de mata atlântica preservada e é o estado que mais tem e que de onde mais sai pau brasil. Pegamos um americano com mais de 20 toneladas para exportar”.
Agenda
Amanhã, os integrantes da CPI vão reunir-se na Câmara de Vereadores de Eunápolis, também na Bahia. Eles irão ouvir depoimentos de Vicente Loyola, Luiz Gonzaga Batista, José Caliman, Agostinho e José Amário, todos sobre denúncias de contrabando de madeira.
O deputado Sarney Filho informou ainda que o relatório final da Comissão será entregue em 28 de janeiro.
Por Teresa Cristina Soares/ DA