Enterrados em Pernambuco corpos de índios Xucuru

Agência Brasil – ABr – Foram enterrados hoje (9), no santuário de pedra Dágua, os corpos dos índios da tribo Xucuru José Admilson Barbosado, 19 anos, e Josenilson José dos Santos, 25, assassinados na última sexta-feira (07), durante uma emboscada na PE 219, próximo ao município de Pesqueira. O alvo era o cacique Marcos Luídson de Araújo, 24 anos, que conseguiu escapar com ferimentos leves, após fugir pelo mato.

O superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, Wilson Damásio, informou que a primeira fase das investigações já foi concluída com a prisão de José Luis Almeida de Carvalho, um dos autores dos disparos. A casa dele foi saqueada e incendiada. O outro suspeito, que se chama Louro Frazão, continua foragido.

Damásio disse que o delegado Jorge Cunha, designado para acompanhar o caso, tem 10 dias para concluir as investigações. Uma equipe de policiais federais continua na reserva indígena fazendo a segurança do cacique Marcos e de sua família.

Depois da visita de ontem (08) do secretário nacional dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda e do presidente da Funai, Eduardo Almeida, à área do conflito, melhorou o clima de tensão entre as duas facções dos índios Xucurus, que brigam pela posse das terras de 27,5 mil hectares da reserva.

O cacique Marquinhos, filho do cacique Chicão, assassinado em 98, vai denunciar na sede da OEA, nos Estados Unidos, no próximo dia 26, as ameaças de morte que vem sofrendo.

Márcia Wonghon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *