Agência Brasil – ABr – No Brasil, mais de 93 mil índios freqüentam escolas indígenas e 20 mil estudam fora das aldeias, é o que afirma o senso realizado em 1999. Segundo o coordenador de apoio à escola indígena no Ministério da Educação (Mec), Kleber Matos, debater a educação escolar dos índios de todo território brasileiro é o principal objetivo do Seminário Nacional de Implementação da Legislação Indígena e dos Cursos de Formação de Professores Indígenas, que acontece no San Marco Hotel.
De acordo com Matos, cerca de 3.999 professores e 1.500 escolas abrigam os índios no Brasil e batalham para que eles possam ter uma formação escolar. São 220 comunidades indígenas reconhecidas em 24 Estados. Cerca de 80% dos professores são indígenas e são da própria etnia em que lecionam, disse. Na Amazônia, são 17 regiões com mais de 13 escolas em cada uma e, segundo Matos, o ensino, com relação aos professores, é adequado.
Participam do seminário 38 técnicos das 24 secretárias de Educação dos Estados reconhecidos, os 13 integrantes da Comissão Nacional de professores indígenas, líderes de organizações de professores indígenas e representantes não governamentais ligados a educação indígena.
Segundo Francisca Novantino, membro do Conselho Nacional de Educação, a reunião realizada ontem na sede do Conselho para o debater os principais problemas das questões educativas nas aldeias indígenas, decidiu que os Estados que não cumprirem a legislação terão uma ação judicial movida pelo ministério público. “É necessário que os projetos saiam do papel e se fixem na prática”, disse. O encontro para os técnicos termina hoje. O seminário termina nesta sexta-feira.
Danielle Soares