Agência Brasil – ABr – A exibição do documentário “Índios Urbanos”, hoje, às 10h30, no saguão da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, RS, marca as atividades programadas para lembrar o Dia do Índio, comemorado amanhã (19). Uma tribo Caingangue e convidados especiais assistirão a estréia do documentário.Também haverá uma exposição fotográfica e serão vendidos artefatos produzidos pelas famílias indígenas que vivem no Bairro Lomba do Pinheiro.
O filme retrata o processo migratório dos indígenas que trocaram o campo pela cidade e as conseqüências dessa mudança em seus costumes.Uma das abordagens do trabalho é a falta de assistência da Fundação Nacional do Índio (Funai) aos grupos que deixaram o interior do Rio Grande do Sul em busca de sustento na capital. O desamparo obriga os Caingangues, hoje estimados em cerca de 400 em Porto Alegre, a sustentarem suas famílias com a venda de artesanato exposto em espaços públicos como o Brique da Redenção.
O documentário foi produzido pela Coomunica – Cooperativa de Comunicação, em parceria com a Associação de Apoio à Criança e o Adolescente (Amencar), e conta com o apoio da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Porto Alegre e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana .
Lupi Martins