Parcerias para o Meio Ambiente

Agência Brasil – ABr – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, voltou a defender hoje a parceria entre governo e organismos internacionais para viabilizar a implementação dos programas relacionados com o meio ambiente, no país, durante abertura da oficina de trabalho “Expandindo Parceiros”, promovido pelo Ministério e pelo Banco Mundial (Bird), no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília. O diretor do Bird para o Brasil, Vinod Thomasm também participa do encontro, que prossegue até o final do dia.

O coordenador de Operações Setoriais do Bird no Brasil, Luiz Gabriel de Azevedo, adiantou que o encontro entre os representantes do Ministério do Banco tem como objetivo estreitar relações no que se refere a operações dos programas, que o Bird financia e presta assistência técnica.

Luiz Gabriel citou como exemplo três programas de interesse brasileiro que contam com o apoio financeiro e logístico do Bird: o Pró-Água, programa de desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos, implementado pela Agência Nacional de Águas (Ana); o Pró-Arco, programa de prevenção e combate a incêndios florestais, na Amazônia e o Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais (PPG-7), implementado pelo Ministério do Meio Ambiente.

Os três programas contam com o apoio financeiro do Bird e executados pelo governo brasileiro. Luiz Gabriel lembrou, ainda, que durante o cilco de debates, serão discutidos, também, projetos de desenvolvimento de tecnologia para o desenvolvimento sustentável; demonstrativos em pequenas comunidades na Amazônia e de regulamentação de terras indígenas.

Outro programa que entrará na pauta de discussão será o programa Arpa – projeto que vai assegurar recursos para financiar a proteção de áreas correspondentes a 10 por cento da Amazônia – , em parceria entre o Bird e o Fundo Global de Meio Ambiente (GEF), que está doando US$30 milhões. Esse programa, também, contará com o apoio do governo brasileiro e do WWF.

“Queremos cada vez mais apoio projetos de interesse da preservação do meio ambiente e queremos cada vez mais afinar quais as prioridades e onde o Banco pode apoio projetos de forma mais efetiva”, frisou Luiz Gabriel, lembrando que após o encontro de hoje será definida uma agenda de trabalho para dar seqüência as ações específicas de trabalho.

Socorro Sindeaux

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *