Acidente ecológico em Uberaba

A população de Uberaba, no Triângulo Mineiro, deve ficar mais alguns dias sem poder utilizar a água dos córregos que abastecem a cidade. A medida foi necessária depois um carregamento de material químico sofreu um acidente na região. A água pode estar contaminada com metanol, octanol e isobutanol. A informação foi dada hoje pelo secretário do Meio Ambiente de Uberaba, Carlos Sampaio Nogueira.

Na última segunda-feira, 09 de junho, dezoito vagões tombaram a cerca de 12 quilômetros da cidade. Sete deles transportavam material químico. Segundo dados da secretaria do Meio Ambiente local, mais de 800 toneladas de produtos químicos foram derramadas no solo

“Nós não temos previsão de quando vamos retomar com o abastecimento, em virtude de não termos total segurança da toxidade da água”, garantiu Nogueira. O secretário ressaltou, no entanto, que a comunidade está tento toda a assistência por parte do governo e da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). o abastecimento de água para a população está sendo feito, através de 80 caminhões pipa e o custo desse serviço está sendo pago pela empresa de transporte ferroviário responsável pelo material.

Nogueira explicou que para recuperar o que já foi destruído na área será necessário o replantio no Córrego da Alegria, onde a queima afetou a fauna e a flora da região. “Nós somos vítima de um acidente de percurso, já que a carga tinha saído de Camaçari, na Bahia, com destino a Paulínea, em São Paulo”, concluiu Nogueira.

Com informações da Agência Brasil (Socorro Sindeaux)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *