Bolsas para jovens indígenas

ISA – O objetivo do Programa de Bolsas do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos, em Genebra, é proporcionar aos jovens indígenas conhecimentos básicos sobre Direito Internacional e Direitos Humanos, com especial atenção aos temas relacionados aos povos indígenas. A partir da capacitação dos jovens pretende oferecer apoio às organizações e comunidades indígenas quanto à proteção e promoção de seus direitos. O prazo de inscrição vai até 29 de agosto de 2003.

O processo de seleção será realizado pelo grupo de consulta do Programa de Bolsas, formado por indígenas. Os critérios utilizados são:

Preferência para candidatos com idade entre 25 e 35 anos.

A educação formal não deverá ser uma limitante para a participação no Programa de Bolsas considerando as barreiras socioeconômicas que restringem o acesso às instituições educacionais para muitos povos indígenas.

Os candidatos devem ter capacidade e se dispor a capacitar outros indígenas depois de regressar ao seu país ou organização.

Os candidatos deverão ser apoiados por sua comunidade ou organização indígena.

Os candidatos deverão ter compreensão básica do inglês ou espanhol.

O coordenador geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (Coica), Sebastião Manchineri, foi o único brasileiro que participou do curso. Ele fez a capacitação em 1998 e desde essa época vem ampliando sua atuação no movimento indígena nacional e internacional.

Os interessados podem solicitar o formulário e encaminhá-lo ao endereço abaixo:

Pernille Kranp
Coordenadora do Programa de Bolsas
Oficina Del Alto Comissionado para los Derechos Humanos de las Naciones Unidas
UOG-OACDH
CH-1211 Ginebra 10
Suiza

Telefone:(41 22) 917 9434 ou 917 9272
Fax:(41 22) 917 9010
E-mail: fellowship_prog@ohchs.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *