Ibama – Bombeiros, guardas florestais e funcionários da Vale do Rio Doce formam a equipe de 45 pessoas que estão mobilizadas no combate a um incêndio florestal no interior da Floresta Nacional de Carajás, no Pará. O Ibama está mantendo a unidade em Alerta Vermelho, enquanto tenta extinguir totalmente os focos de incêndio. O fogo chegou a ser combatido até sábado pelo Corpo de Bombeiros, mas uma nova ignição na quarta-feira levou à mobilização de um grupo maior de combate. O Parque Nacional de Pacaás Novos também continua sob Alerta Vermelho, com a observação de focos de calor no interior e no entorno da unidade.
Ainda no Pará, os focos de calor detectados no interior e no entorno da Floresta Nacional de Itacaúnas levaram o Ibama a decretar Alerta Amarelo na unidade. Continuam sob Alerta Amarelo a Reserva Biológica de Guaporé e a Floresta Nacional Bom Futuro, em Rondônia. No Tocantins, permanecem sob Alerta Amarelo o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba e a Estação Ecológica de Serra Geral do Tocantins.
Saem do Alerta Amarelo a Estação Ecológica do Castanhão, no Ceará; a Floresta Nacional de Altamira e a Reserva Biológica do Tapirapé, no Pará; e a Estação Ecológica de Uruçuí-Una, no Piauí.
As terras indígenas de Apurinã (AM), Enawene-Nawe e Pimentel Barbosa (MT) e Uru-Eu-Wau-Wau e Massaco, em Rondônia, foram colocadas sob Alerta Verde com a confirmação de focos de calor no interior das respectivas unidades. Continuam em Alerta Verde a TI de Apyterewa, no Pará, e Parque do Araguaia, no Tocantins.