Estação Vida – Cerca de oitenta lideranças indígenas de toda a América se reúnem de 8 a 9 de outubro, no Auditório do Palácio do Itamaraty, em Brasília, para o Encontro Preparatório Indígena Interamericano. O evento é uma prévia da Reunião de Cúpula da Organização das Nações Unidas – ONU, de dezembro, em Genebra, Suíça, para onde o Brasil levará a proposta de inserção dos povos indígenas na sociedade da informação.
O encontro dos próximos dias está dividido em nove grandes temas, que vão desde As formas tradicionais de comunicação indígena, passando por Proteção dos conhecimentos tradicionais e Experiências em jornalismo indígena. De acordo com informações de Marcos Terena, coordenador geral do encontro, a abertura do encontro acontece dia 7 [terça-feira], com uma recepção aos delegados indígenas no Teatro Nacional, e com a apresentação do vídeo Rondon: índio, general, patrono das comunicações.
Os trabalhos oficiais iniciam na quarta-feira, 8, às 8h30, no auditório do Itamaraty, com falas de pajés brasileiros e canadenses. A partir de então as lideranças vão se dividir em grupos de trabalho para tratar dos assuntos de forma temática. Entre as atividades do dia seguinte, quinta-feira, 9, está marcada uma visita do grupo ao escritório do Banco Mundial, às 11h25. A leitura do documento final do encontro só deve acontecer no dia 10, sexta-feira, às 16h. Logo em seguida será concedida uma entrevista coletiva. O Deputado Federal Carlos Abicalil – PT/MT é representante da Câmara no encontro.