Televisão indígena

Funai – A Fundação Raoni, organização não-governamental que reúne lideranças indígenas e colaboradores da sociedade nacional e internacional, terá o primeiro canal de TV Indígena do país. O canal Aldeia Virtual, nome escolhido pela fundação, liderada pelo cacique Raoni Mentuktire, liderança que pertence a um dos sub-grupo Kayapó, levará ao ar programas elaborados pelos próprios indígenas. Os Kayapó e outros indígenas já possuem equipamentos como câmeras e ilhas de edição. Muitos já foram premiados em festivais no Japão e nos Estados Unidos. A TV Escola também veiculou uma série de programas produzidos pelos indígenas.

A princípio, o canal funcionará na aldeia Cachoeira, na Terra Indígena Kapoto/Jarina, situada nos município de Peixoto de Azevedo e São José do Xingu/MT, onde mora o cacique Raoni Mentuktire, que faz parte do sub-grupo Kayapó. O cacique representou a Fundação, no último dia 30, em reunião com o Secretário para o Desenvolvimento das Artes Visuais do Ministério da Cultura, Orlando Senna. Ele explicou que os índios necessitam de apoio, principalmente técnico que virá da TV Educativa. Além disso, os indígenas estão buscando apoio do Canadá, onde a população indígena é de um milhão de pessoas, pertencentes a 600 diferentes etnias. Lá, grupos indígenas já têm um canal próprio de televisão.

A população da aldeia Kapoto/Jarina é de aproximadamente 600 índios, mas todo o povo Kayapó gira em torno de 12 mil pessoas que reivindicava, há tempos, um canal de mídia onde pudesse expressar sua riqueza cultural. O secretário de áudio-visual, Orlando Sena, bem como o presidente da Funai, Mércio Gomes, consideram de suma importância e reconhecem a urgência da instalação desse canal, na perspectiva da democratização da televisão brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *