Agência Brasil – O governador de Pernambuco em exercício, José Mendonça Filho, solicitou recursos ao governo federal para as cidades atingidas pelas chuvas que começaram há cerca de 20 dias. Os prejuízos contabilizados pelo governo estadual chegam a R$ 27 milhões.
O relatório a ser entregue ao vice-presidente da República, José Alencar, e ao Ministério da Integração Nacional, indicam que 6 mil pessoas ficaram desabrigadas em conseqüência dos temporais que provocaram destruição de estradas e lavouras e deixaram um saldo de 18 mortos.
Dos 25 municípios atingidos, 14 decretaram situação de emergência e dois encontram-se em estado de calamidade pública – Ipubi e Orocó.
A situação é mais crítica no município de Cabrobó, no sertão do São Francisco, a 506 quilômetros de Recife: o rompimento da barragem de um açude inundou 200 casas, deixando mais de mil pessoas desabrigadas.
Mendonça Filho informou que já foram tomadas providências emergenciais para socorrer a população desabrigada com alimentos, colchões e agasalhos. Disse também que equipes da Defesa Civil estão em alerta, já que a previsão da meteorologia é de mais três dias de chuvas no Estado.
Presidente do BNDES anuncia transposição como meta
Durante o seminário “Macro e Micro Economia: Sinergia que levará ao crescimento sustentável”, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Lessa, ressaltou que é preciso investir em infra-estrutura. De acordo com ele, um dos principais compromissos do Banco em 2004 é a transposição do rio São Francisco. Na sua opinião, a obra vai permitir o resgate do semi-árido com o aumento da produção do Nordeste.
Márcia Wonghon e Daisy Nascimento