Funai – Entrega de medalhas, assinatura de protocolo de intenções, exposições, danças e vídeos são algumas das atividades da Semana do Índio, entre os dias 19 e 23 de abril, na sede da Funai, em Brasília, que este ano homenageará o povo Xavante. A abertura será dia 19, Dia do Índio, às 9h, na Artíndia, com a exposição de fotos Marãiwaséde – resistência de um povo, seguida de apresentação de dança Xavante.
À tarde, a partir das 16h, no auditório da Funai, ocorrerá a assinatura do protocolo de intenções para a realização do Censo Indígena com o IBGE, a solenidade de lançamento do Selo Orlando Villas Bôas, recepção Xavante e a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Indigenista.
Programação:
19 de Abril
9h00 – Abertura da Semana do índio – Loja Artíndia (Funai)
9h10 – Abertura da Exposição Marãiwaséde – Resistência de um povo – Loja Artíndia (Funai)
9h30 – Apresentação de Dança Xavante – Térreo (Funai)
10h30 – Abertura da Exposição O índio e o Meio Ambiente – Projeto Maloquinha (Funai)
16h00 – Assinatura, com a presença do Presidente do OBGE, de Protocolo de Intenções para a realização do Censo Indígena Nacional – Auditório (Funai)
16h30 – Lançamento do Selo Orlando Villas Bôas, com a presença do Presidente da Empresa Brasileira de Correio e Telégrafos – Auditório (Funai)
17h00 – Recepção Xavante, seguida da Cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Indigenista – Auditório (Funai)
20 de Abril
9h30 – (1ªsessão)/15h00(2ªsessão)
Histórias Xavante, contadas por indígenas – Projeto MALOQUINHA (Funai)
Exibição de vídeo Araweté – Auditório (Funai)
10h30 – (1ªsessão)/14h00(2ªsessão)
Exibição do vídeo A´uwê Uptabi – O Povo Verdadeiro – Auditório (Funai)
22 de Abril
15h00 – Lançamentos dos livros:
Aldeamento do Carretão segundo seus herdeiros tapuios – Conversas gravadas em 1980 e 1983 – Rita Heloísa de Almeida;
Linhas telegráficas e integração de povos indígenas: As Estratégias Políticas de Rondon (1889-1930) – Elias dos Santos Bigio – Auditório (Funai)
15h00 – Apresentação de Dança Xavante – Projeto Maloquinha (Funai)
23 de Abril
10h30 – Lançamento do livro: Os povos indígenas e a construção das políticas de saúde no Brasil – Luiza Garnelo – Projeto Maloquinha (Funai)
9h30 – Apresentação de Dança Xavante – Projeto Maloquinha (Funai)
09h30(1ªsessão)/15h00(2ªsessão)
Exibição do vídeo Hetohoky – A festa do Menino Karajá – Auditório (Funai)
Outros eventos
O Terraço Shopping também promoverá a Semana do Índio. Estão previstas entre outras atividades, vídeos, exposições de fotos, visitação de escolas, pinturas com crianças, artesanato e tapiri. No dia 23, às 18h, haverá apresentação de dança Xavante.
No Memorial dos Povos Indígenas, a apresentação Xavante será dia 20, às 14h30.
No saguão da Biblioteca Reitor João Herculino, do UniCEUB, haverá exposição de fotos sobre o cotidiano na aldeia, no período de 16 de abril a 4 de maio.
Povo Xavante
Autodenominados Akwe, os Xavante, localizados no estado do Mato Grosso, constituem com os Xerente do Tocantins, o ramo Acuen dos povos da família lingüística Jê do Brasil Central. São conhecidos também por A`uwe, Awen e Akwen. Na literatura, os Xavante são conhecidos pela organização social do tipo dualista. Trata-se de uma sociedade em que a vida e o pensamento de seus membros estão permeados por um princípio didático, que organiza a percepção do mundo, da natureza, da sociedade e do próprio cosmos como estando permanentemente divididos em metades opostas e complementares.