Funai – Policiais federais da Superintendência Regional de Porto Velho (RO) prenderam, na última sexta-feira (7), em Ariquemes, o agricultor Adão Pedro Pereira e sua mulher, Margarida de Jesus Nunes. Ambos já haviam sido indiciados pela PF em outros inquéritos sobre prática de crime de invasão de terras públicas.
O casal é acusado de arregimentar famílias de agricultores para invadir a Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau. A Polícia Federal instaurou inquérito policial para apurar os fatos. O órgão investiga a possível participação de membros do poder público na invasão, que estava prevista para ocorrer neste domingo (10), com entrada pela região de monte negro.
Em abril do ano passado, inúmeras famílias invadiram a mesma terra indígena, lideradas por Marinez Ferreira Alves Mund, ex-vereadora em Ariquemes, o marido, Martin Mund, servidor do Ibama local e José Domingos de Oliveira. A Polícia Federal, em ação conjunta com a Funai, retirou os invasores, após ter sido decretada a prisão dos seus líderes.
Marinez Mund foi condenada, pela Justiça Federal, a 8 anos de prisão e Martin Mund a 4 anos e 9 meses de prisão, em função da prática dos crimes de invasão de terras públicas, quadrilha e crimes ambientais.
A terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau é uma das maiores do estado de Rondônia. Tem 1,86 milhões de hectares de extensão, sendo habitada por aproximadamente 3oo índios sobreviventes de uma comunidade que já teve mais de 3 mil pessoas.