Agência Brasil – O ministro da Cultura, Gilberto Gil, anunciará, na próxima segunda-feira (28), a liberação de recursos para dois projetos de restauração do patrimônio histórico do município de Niterói, no Rio: o Palácio Araribóia e a Capela de São Pedro do Maruí. O anúncio será feito logo após a visita do ministro ao Caminho Niemeyer – conjunto arquitetônico voltado para o turismo na região – projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
O projeto de restauração do Palácio Araribóia, antiga sede da prefeitura e atual sede da Secretaria de Fazenda, consiste na recuperação de salões da ala lateral direita. A obra está orçada em R$ 397,17 mil. Segundo a Prefeitura de Niterói, o projeto já se encontra em fase de reforma com recursos da própria prefeitura e com verba repassada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – com base no Programa de Modernização da Administração Tributária.
O projeto de restauração da Capela São Pedro do Maruí tem valor aproximado de R$ 99,8 mil. A capela é parte integrante do Cemitério do Maruí, na zona norte da cidade.
Nielmar de Oliveira