Agência Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conhecerá amanhã (2), na região de Canaã dos Carajás, no sul do Pará, uma mina de cobre com capacidade para produzir 41 mil toneladas por dia. Lula acompanhará o início das operações do Projeto Sossego, da Companhia Vale do Rio Doce, que investe para abastecer o mercado brasileiro e internacional com uma produção de 140 mil toneladas por ano.
O projeto conta com investimentos de US$ 383 milhões nas instalações, infra-estrutura de apoio e terminal ferroviário para a produção de concentrado de cobre, que serve basicamente à exportação. Toda a produção concentrada de minerais é transportada por caminhões até o terminal ferroviário de Parauapebas, de onde segue para o Porto de Itaqui, em São Luís (MA), e daí para o exterior.
A previsão é de que nesse primeiro ano de implantação o projeto possa gerar 1,5 mil empregos. Os projetos têm previsão de implantação até 2007 quando, em operação plena, as cinco minas – Sossego, Alvo 118, Salobo, Alemão e Cristalino – deverão proporcionar a extração de 530 mil toneladas de concentrado de cobre, tornando o Brasil auto-suficiente em relação a esse produto.
Nelson Motta