O Programa Nacional do Patrimônio Imaterial, lançado hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reúne uma série de medidas para a identificação, reconhecimento, salvaguarda e promoção dos bens culturais de natureza imaterial. O programa será desenvolvido por meio de parcerias com instituições dos governos federal, estadual e municipal, universidades, organizações não-governamentais, agências de desenvolvimento e organizações privadas ligadas à cultura, à pesquisa e ao financiamento.
Entre os projetos financiados pelo Programa estão o inventário Celebrações e Saberes da Cultura Popular, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, o Projeto Multiculturalismo em situação urbana, que trata das referências culturais na região do bairro do Bom Retiro, as Referências Culturais dos Povos Indígenas do Alto Rio Negro (AM), que reúne informações sobre as comunidades indígenas da região, e as Rotas da Alforria – trajetórias da população afro-descendente na região de Cachoeira (BA).
Durante o evento, foi lançada a candidatura do Samba de Roda no Recôncavo Baiano para o status de Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, título concedido pela Unesco. O título é uma forma de valorizar e proteger a produção cultural imaterial dos países. O resultado será divulgado pela Unesco em julho de 2005. Em 2003, a Unesco declarou como Obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade a Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi, do Amapá.