O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, considera 2005 um ano difícil para atualizar o índice de produtividade de propriedades rurais no país. Segundo ele, a safra deste ano está marcada por perdas agrícolas motivadas pela seca ou pelas enchentes em algumas regiões, além do aumento dos custo de produção. "Há uma série de fatores nesse ano que perturbam a renda do agricultor. Estamos, no entanto, estudando para discutir o assunto de maneira bastante madura", disse.
O ministério do Desenvolvimento Agrário apresentou ontem (13) proposta para atualizar os índices para cálculo de terras improdutivas. Se as modificações forem aprovadas, pecuaristas e agricultores terão que produzir mais para ter a terra considerada produtiva. Para ser colocada em prática, contudo, a medida precisa ser aprovada pelo ministério da Agricultura.
Rodrigues negou que haja desentendimentos com o MDA. "Não há impasse. Estamos conversando em nível técnico", disse. O ministro disse, entretanto, que não há prazo para que o assunto seja definido. Rodrigues participou, em São Paulo, do seminário Novos Instrumentos Privados para Financiamento ao Agronegócio.