Xavantes entram em terras ocupadas por fazendeiros

Mesmo sem saber da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a liminar que autorizava a entrada de fazendeiros na região de Altamira do Sul, os índios Xavantes, entraram na terra indígena Marãiwatsede esta tarde. O cacique da tribo, Damião, disse que não aceitará novas expulsões. “Nós não vamos sair mais, porque a área é dos índios! Sofremos 40 anos fora da área. Hoje, chegamos aqui e agora nós vamos lutar e trabalhar”, afirmou o cacique.

Na ocupação da terra, de cerca de 2 hectares, 10 peões foram mantidos sobre a vigilância dos índios, que querem manter domínio da terra. Um dos peões, Gilmar, conta que o dono da fazenda está viajando e que não avisou nada sobre a briga judicial.

Os índios informaram que a fazenda ocupada ainda tinha bois, mas o cacique garante que todo o rebanho será devolvido. Os índios estavam armados de arco e flechas, mas não precisaram usar. Segundo a Polícia Federal, a ocupação dos índios foi pacífica.

No final da tarde os índios Xavantes, todos pintados de vermelho e preto, característica dos guerreiros, comemoraram com cantos a decisão do STF.

Damião contou que saiu da tribo aos 13 anos, levado por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), logo depois da venda do terreno para usineiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *