Agência Brasil – ABr – A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) está realizando oficinas em todo o país para discutir o programa de imunizações voltado para a população indígena. Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações da Funasa, Maria de Lourdes Maia, a maioria das aldeias não tem recebido assistência necessária para que haja o controle de doenças. “Essa questão precisa ser revista imediatamente. No mínimo, 60% das aldeias indígenas precisam ser imunizadas para que as epidemias seja controladas”, garantiu Maria de Lourdes, em entrevista à Radiobrás.
Para este mês estão previstas oficinas em Manaus (de 15 a 19) e em Belém (de 22 a 26); em agosto, em Maceió (de 5 a 9); e em setembro, em Campo Grande (de 2 a 6) e Cuiabá (de 9 a 13).
A primeira oficina realizou-se em Rondônia, no dia 5, com a participação de chefes de distritos sanitários, organizações não-governamentais, técnicos de secretarias estaduais de Saúde e membros da Sociedade Brasileira de Pediatria. Os principais assuntos discutidos no encontro foram como superar as dificuldades da cobertura vacinal nas aldeias indígenas e como armazenar dados relativos à saúde dos índios.
Ana Paula M. Marra
——
GM