gua do Araguaia é de boa qualidade para uso balneário

AGECOM – O monitoramento da água do Rio Araguaia, que vem sendo realizado diariamente por uma equipe de técnicos da Agência Ambiental em quatro pontos do rio, revela que ela é de boa qualidade para o uso balneário. A média do Índice de Qualidade da Água (IQA) encontrada neste início de temporada foi de 72,81%. Abaixo de 50% o índice é considerado impróprio pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente. As amostras são recolhidas nos municípios onde é maior o fluxo de turistas, como Aragarças, Aruanã, Luiz Alves e Bandeirantes. Todos os dias, o resultado das análises é divulgado para o turista e a comunidade local por meio de outdoors espalhados nas regiões pesquisadas.

Todas as manhãs os barcos saem para a coleta das amostras que, depois, são submetidas a vários testes para medir os teores de oxigênio, turbidez, temperatura e odor. Para tanto, foram montados laboratórios na região e, uma vez por semana, a água é levada para Goiânia para realização de outros testes. Segundo o chefe do Departamento de Monitoramento Ambiental, Eurivan Alves Mendonça, outra grande preocupação é relacionada à contaminação por coliformes totais e fecais, cujos exames bacteriológios estão comprovando que os valores e limites da qualidade da água para balneabilidade estão dentro dos preconizados pela legislação, conforme a Resolução 020/86 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Para melhorar a qualidade da água do Rio Araguaia, a Agência Ambiental vem realizando um trabalho de conscientização junto às populações ribeirinhas e os turistas, no sentido de não jogar o lixo nas águas ou arredores, bem como não despejar esgotos e outras substâncias poluentes, como óleo de motor, e ainda não desmatar a mata ciliar, de modo a evitar o assoreamento do rio na época das chuvas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *