Agência Popular de Notícias – “A qualidade da água dos nossos rios” é o tema de amanhã(23/07)no Seminário de Meio Ambiente em Bonito, que faz parte da programação do Festival de Inverno de Bonito. O seminário acontece a partir das 8 horas, na sede do Comtur. Pesquisadores, biólogos, professores, representantes do poder público, ONGs, profissionais da área de turismo e comunidade em geral vão ter a oportunidade de discutir, trocar experiências e buscar soluções e propostas para questões ambientais importantes para a cidade. Os recursos naturais fizeram de Bonito um dos locais mais procurados pelos turistas estrangeiros e brasileiros em Mato Grosso do Sul. O desafio é organizar essa vocação tendo como meta a exploração sustentável.
A água é o principal atrativo de Bonito. O secretario de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária de Bonito, Airton Garcez vai falar sobre o sistema cárstico da região, a importância da conservação do solo e da água e sobre o uso racional dos recursos naturais. A realidade do sistema de tratamento de efluentes implantado no município, os projetos em andamento, os resultados das últimas análises de monitoramento das águas e a comparação com dados anteriores serão abordados por técnicos da SANESUL e Secretaria do Meio Ambiente, Cultura e Turismo. O técnico da SABESP – Secretaria de Abastecimento do Estado de São Paulo Américo de Oliveira Sampaio encerra o primeiro dia da programação falando sobre sistemas de tratamento de efluentes eficientes.
A partir das 14 horas Genebaldo Freire Dias, que é escritor, professor e pesquisador da Universidade Católica de Brasília faz uma conferência onde trata, de forma objetiva, das causas e conseqüências dos problemas ambientais e das alternativas de soluções. Logo depois Genebaldo faz o lançamento de dois livros: “Antropoceno iniciação a temática ambiental” e “Pegada ecológica e sustentabilidade humana”. O escritor analisa a temática ambiental a partir de aspectos econômicos, sociais, políticos, éticos e culturais. E mostra que fatores como a pobreza, o desperdício e o declínio ambiental estão profundamente incorporados aos sistemas econômicos atuais.
No dia 24 de julho o seminário reúne pesquisadores e especialistas de diversas áreas. Serão apresentados trabalhos desenvolvidos em Bonito que possuem enfoque na conservação da biodiversidade e no turismo responsável como instrumento de garantia para a exploração sustentável dos recursos naturais. As apresentações serão realizadas pelos próprios pesquisadores: os especialistas Paula Reys (botânica), José Sabino (ictiologia), Luciana Paes de Andrade (zoologia), Daniel De Granville Manço (monitoramento de atividade turística) e Marta Amaral (ecoturismo). Como convidados participam o Diretor do Parque Nacional da Serra da Bodoquena/IBAMA, Adilho Augusto Valadão de Miranda e Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Bonito, Ivan Baptiston.
I SEMINÁRIO DE MEIO AMBIENTE EM BONITO
DATA: DIAS 23 E 24 DE JULHO
LOCAL: SEDE DO COMTUR – RUA PILAD REBUÁ, 2066, CENTRO