Governo do MS promove oficina cultural indígena

Agência Popular de Notícias, MS – O Governo do Estado, através da Coordenadoria de Combate ao Racismo e o Idaterra, em parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e a UFG (Universidade Federal de Goiás), promove nos dias 9, 10 e 11 de agosto a 1ª Oficina de Comunicação e Cultura Terena. O curso faz parte do projeto de instalação de rádio comunitária em aldeias e será feito na Aldeia Urbana Marçal de Souza em Campo Grande, onde serão desenvolvidas oficinas de jornal impresso; vídeo; animação e desenho; pintura em tecido; propaganda, publicidade e relações públicas; teatro, além de cursos infantis.

Com a capacitação, os índios terão condições de operar a rádio comunitária instalada na aldeia após a realização da oficina Os equipamentos para a rádio serão fornecidos pelo programa DST/Aids do Ministério da Saúde e Unesco.

O objetivo dos cursos é ampliar o diálogo entre os índios Terena e contribuir para o fortalecimento e autonomia da nação na relação com a sociedade e o poder público. Temas como saúde, terra, fome, descaso e violência serão discutidos durante os cursos, visando a elaboração de um novo discurso da auto-estima dos Terena.

Pelo menos 79 acadêmicos dos cursos de comunicação social e artes cênicas da UFMS e UFG serão responsáveis pelas oficinas que deverão reunir cerca de 300 indígenas durante os três dias de evento. Entre os dias 2 e 7 de agosto, os cursos ocorreram na aldeia Bororó, no município de Dourados, onde vivem os índios Guarani-Kaiwá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *