Agência Brasil – O Governo Federal está destinando R$ 7 milhões para financiar projetos de produção e comercializaçao de produtos agricolas e artesanato indígenas. O projeto é uma parceria entre os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Meio Ambiente.
A carteira de projetos “Fome Zero e Desenvolvimento Sustentável em Comunidades Indígenas” vai permitir que comunidades carentes produzam para o sustento das tribos e comercializem o excedente. Cada projeto terá financiamento máximo de R$ 50 mil. As tribos da região norte não terão prioridade porque “os índios dessa região estão mais amparados e possuem grandes áreas onde desenvolvem agricultura e pesca” explicou o Secretário Nacional de Segurança Alimentar, José Baccarin.
As comunidades que vão receber os recursos ainda estão sendo escolhidas. O principal critério é a dificuldade de acesso à alimentação digna. Com os recursos, os indios poderão comprar sementes, ferramentas e recuperar áreas degradadas. O governo não apoiará projetos de monocultura, ações que causem desmatamento ou poluição e plantio de sementes transgênicas.