Agência Brasil – ABr – A Coordenação de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Educação Fundamental promove, de amanhã (26) até sexta-feira (30), nesta capital, o seminário Avaliação da Política de Educação Escolar Indígena. O balanço será feito a partir de 1991, quando, pelo Decreto 26/91, a tarefa da educação indígena foi transferida da Fundação Nacional do Índio (Funai) para o Ministério da Educação. No encontro, será avaliado esse período até 2002.
Presidido por Jean Alves Paraizo, coordenador de Educação Escolar Indígena do Ministério, o seminário vai discutir o impacto dos investimentos feitos na formação de professores; a adequação das propostas político-pedagógicas; a qualidade dos livros e dos materiais didáticos patrocinados pelo Ministério; o uso das línguas indígenas nos processos escolares; o impacto da legislação e das Diretrizes e Referenciais Curriculares Nacionais na oferta de uma educação de qualidade; e os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Participam do seminário o consultor mexicano Hector Muñoz, especialista em avaliação da Educação Escolar Indígena na América Latina; a antropóloga Terezinha Maher, consultora da área de Lingüística da Universidade de Campinas (Unicamp); a antropóloga Marta Azevedo, do Instituto Socioambiental (ISA/SP); a antropóloga Betty Midlin, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), pesquisadora de áreas indígenas da Amazônia; o historiador José Ribamar Bessa Freire, da Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ), e o antropólogo Luís Donisete Grupioni, consultor do MEC.
RE
——
NF