Agência Brasil – ABr – “Bioética, Poder e Injustiça” é o tema do 6° Congresso Mundial de Bioética, que reune, de 30 de outubro a 3 de novembro, na Academia de Tênis de Brasília, especialistas internacionais, para debater questões relacionadas à clonagem, eutanásia, aborto, células-tronco, comércio de órgãos humanos, entre outros temas emergentes e permanentes, no contexto das diferenças entre os hemisférios Norte e Sul.
De acordo com o presidente do Congresso e da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), professor Volnei Garrafa, esta é uma ciência que trabalha a ética no sentido da legitimidade, defendendo o respeito ao pluralismo moral. Para ele, o desenvolvimento científico e tecnológico acelerado tem sido antidemocrático e excludente. “As descobertas são maravilhosas, porém muito caras e inacessíveis para a grande maioria das pessoas”.
O que acontece, nos últimos anos, é uma tentativa de universalização de princípios éticos, por parte dos países de primeiro mundo, baseada em seus referenciais. O que é impossível, se levarmos em consideração cada contexto, cada cultura e cada região do mundo, explicou Garrafa. Segundo ele, a questão mais aprofundada durante o evento será a pesquisa com seres humanos, ou seja, a utilização de “cobaias” dos países pobres e em desenvolvimento, como meio para desenvolver técnicas e medicamentos.
O sanitarista italiano e ex-senador Giovanni Berlinguer e o filósofo Peter Singer, australiano; o médico e filósofo H.T. Engelhardt Jr. e Ruth Macklin, da área da antropologia médica, ambos norte-americanos, o médico e sanitarista Solomon Benatar, da África do Sul, e o filósofo da Universidade de Cambridge (Inglaterra), John Harris, entre outros especialistas, são alguns dos conferencistas convidados.
São parceiros na realização do encontro, o Núcleos de Bioética da Universidade de Brasília (UnB), o Centro Universitário São Camilo (SP), o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a Unesco e o Ministério da Saúde. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.bioethicscongress.org.br
Cadija Tissiani