Agência Brasil – ABr – Discutir os avanços e entraves da política de educação indígena é a meta do Seminário Educação Escolar Indígena, que começou hoje, no Hotel San Marco, em Brasília, e vai até quinta-feira (13). Segundo o o coordenador de Apoio à Escola Indígena do Ministério da Educação, Kleber Matos, o objetivo do encontro é construir um plano de trabalho que permita acabar com as barreiras existentes no campo da escolaridade indígena.
Participam do seminário técnicos das 24 secretarias de Educação dos estados onde existem populações indígenas, os 13 integrantes da Comissão Nacional de Professores Indígenas, líderes de organizações de professores indígenas e representantes de organizações não governamentais ligadas à educação indígena.
No seminário, os participantes formaram diversos grupos de trabalho. Amanhã (12), o encontro será na sede do Conselho Nacional de Educação, com palestra aberta ao público. Segundo Francisca Novantino, membro do Conselho, a reunião de amanhã será um marco. “Pela primeira vez o Conselho Nacional de Educação recebe as comunidades indígenas, abre as portas para saber como anda a educação indígena”.
Para Roni Azuinaycie, representante do povo Paresi, o seminário é muito importante para os índios, porque debate não só o trabalho de professores, mas também instalações e material didático. De acordo com Francisca Novantino, os índios encontram muitas dificuldades no processo do ensino. “Nós temos dificuldade em fazer com que as secretarias de Educação cumpram o que está estabelecido no Plano Nacional”, concluiu.
Letícia Diniz