Agência Brasil – ABr – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, prometeu ajudar os seis mil índios da Tribo Funiô, que vive no município de Águas Belas(PE). Hoje, nove índios Funiôs estiveram no gabinete da ministra, pedindo ajuda de água, para amenizar a situação em que vivem suas famílias, por causa da seca na região. A ministra se prontificou a entrar em contato com a Agência Nacional de Água, para saber de que forma poderá amenizar o problema dos Funiôs.
Os índios da região nordeste também pediram à ministra o mesmo tratamento dado pelo ministério aos índios da região amazônica. Segundo os Funiôs, não existem recursos para eles. A ministra esclareceu aos índios que o Programa de Gestão para Terras Indígenas, que existe hoje só para a Amazônia, já está sendo analisado e poderá ser ampliado para os índios de todas as regiões do país.
”No governo Lula a gente quer que o programa oferecido aos índios da Amazônia seja para o resto do Brasil. Precisamos, agora, colocar os projetos de todos vocês no papel, para que eles entrem no próximo orçamento”, concluiu. A ministra explicou ainda aos índios que, nesse início de governo, tudo está ainda em fase de planejamento, com o presidente e os outros ministros, para que as demandas nas áreas de desenvolvimento, de educação, saúde e de abastecimento de água, sejam resolvidas.
Nelson Motta