Agência Brasil – ABr – O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Eduardo Aguiar de Almeida, respondeu hoje a matéria divulgada pela televisão, em Brasília, segundo a qual a fundação não estaria pagando as contas dos índios que se hospedam nas pensões da capital federal, conforme acordo firmado na administração passada.
Segundo Eduardo Aguiar, é necessário reverter a prática de incentivar índios a virem a Brasília para ficarem hospedados em pensões até resolverem seus problemas. “É uma situação exdrúxula e preocupante”, disse o presidente, referindo-se ao fato de alguns índios terem sido despejados dessas hospedarias por falta de pagamento das diárias. Ele explicou que o convênio com a empresa que agenciam as pensões na capital está vencido desde o ano passado e não foi renovado devido às dificuldades orçamentárias do órgão.
O presidente da Funai lembrou que uma solução para o problema seria abrigar os índios na Casa de Convivência, construída na região do entorno de Brasília, na cidade satélite de Sobradinho, mas que, infelizmente, a obra ainda não recebeu o habite-se. “A inauguração foi somente formal e os editais de licitação para os serviços de lavanderia e de alimentação não foram concluídos e alguns cancelados”, informou. Ele acrescentou que em sua gestão irá se empenhar para que a Funai, com a colaboração da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), responsável pela saúde indígena, ofereça, nas próprias reservas, a assistência médica necessária a essa população.
Débora Xavier