Estação Vida – A proposta do secretário de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso [Sedtur], Ricardo Henry, de realizar um Fórum Nacional de Secretários de Turismo foi aprovada durante o Fórum de Turismo Sustentável do Brasil Central, realizado em Brasília entre os dias 24 e 26. A proposta havia sido apresentada em março durante encontro realizado em março na Capital Federal.
O Fórum de Turismo Sustentável reuniu secretários de Turismo dos estados de Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, que foi representado pelo superintendente de Planejamento da Sedtur, Samuel Lemes Silva. Na reunião, ocorrida na Universidade de Brasília [UnB], e que teve a presença do ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, os secretários apresentaram os diagnósticos realizados nos estados.
A partir destes diagnósticos serão traçadas as estratégias para o turismo sustentável. A partir daí, e da detecção dos pontos positivos e negativos, serão estabelecidas as s, disse Samuel. No dia 5 de maio, haverá nova reunião em Brasília com o ministro de Turismo e o presidente da Embratur para se discutir as estratégias. Amanhã [29], o secretário Ricardo Henry estará em Brasília participando do lançamento do Plano Nacional de Turismo, pelo presidente Lula.
Ficou definido também, que a cada 60 dias haverá um encontro de secretários da região Centro-Oeste. Em Mato Grosso, o secretário Ricardo Henry fará o papel de articulador com várias secretarias de Estado, entre elas a de Saúde e de Transportes, que estarão diretamente ligadas a projetos na área de turismo.
A dos secretários é estabelecer um plano integrado de turismo, que prevê a isonomia no repasse dos recursos para o setor no Centro Oeste e também a elaboração de material informativo em conjunto. O segundo fórum será realizado em novembro, quando serão avaliadas as ações desenvolvidas nesse período.
Participaram ainda do fórum, em Brasília, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz, o diretor de Desenvolvimento Sustentável do Turismo da Organização Mundial do Turismo, Eugênio Yunis, o reitor da UnB, Lauro Morhy, e o presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, deputado Ronaldo Vasconcelos [PPB-MG].