Funai – Artistas plásticos, cineastas e fotógrafos internacionais (brasileiros, europeus e norte-americanos) participarão da exposição de arte contemporânea “Yanomami, o espírito da floresta”, cuja abertura oficial será na próxima quarta-feira (14), em Paris, na Fundação Cartier para Arte Contemporânea. A exposição tem como princípio criar um diálogo entre o imaginário dos artistas e documentaristas e as práticas e conceitos da cosmologia xamanística Yanomami. Até 12 de outubro, a exposição permanecerá em Paris e, em seguida, será programada no Brasil. A abertura contará com a presença de Davi Kopenawa, grande líder Yanomami.
Filmes, fotos, pinturas, esculturas e vídeos, criados por Claudia Andujar, Lothar Baumgarten, Vincent Beaurin, Raymond Depardon, GarryHill, Tony Oursler, Wolfang, Naoki Takizawa, Adriana Varejão, Stepham Vitiello, Geraldo yanomami, Jeseca Yanomami e Volkmar Ziegler fazem parte da exposição.
A iniciativa, coordenada pelo antropólogo Bruce Albert (membro do Conselho Diretor da CCPY), é patrocinada pela entidade européia de defesa dos povos indígenas, Survival International (França) em conjunto com a Comissão Pró-Yanomami (CCPY).
A Fundação Cartier fez uma doação inicial de cerca de 40.000 euros à CCPY para os programas Yanomami de educação e preservação ambiental. Os artistas envolvidos doarão parte de suas obras e o produto da venda destas será também revertido para os programas gerenciados pela CCPY junto aos Yanomami.
Simone Cavalcante