Estação Vida – A 2º Expoambiente Amazônia – Feira de Iniciativas Sustentáveis do Norte Mato-grossense, que acontece entre os dias 10 e 12 de julho, será lançada, oficialmente, amanhã [14], em Alta Floresta, norte de Mato Grosso, num jantar organizado pelo Programa Fogo: Amazônia Encontrando Soluções e a Prefeitura local. Estarão presentes no lançamento 14 prefeitos da região Norte do Estado, pecuaristas, agricultores, sindicatos rurais, universidades, secretários municipais, Sebrae, Clube dos Diretores Lojistas – CDL, Fema, Ibama, Conselho Municipal de Meio Ambiente [Condema], Cenfor, Conselho de Desenvolvimento da Amazônia, o diretor técnico do Programa Fogo e presidente do ICV, Sérgio Guimarães e o coordenador do Programa Fogo na Embaixada Italiana, Francisco Perloto. Ainda amanhã em Alta Floresta será comemorado o Dia de Prevenção ao Fogo, criado e comemorado desde o ano 2000 no município.
A Expoambiente Amazônia é uma iniciativa do Programa Fogo: Amazônia Encontrando Soluções, que visa promover as alternativas ao modelo de exploração predatória dos recursos naturais caracterizado pelo fogo e o desmatamento. É um evento que mobiliza os diversos segmentos da sociedade amazônica: órgãos públicos, empresários, setores da sociedade e ONG’s na busca de soluções concretas para assegurar um desenvolvimento econômico durável, com equidade social e conservação do meio ambiente.
Com a participação de mais de cem entidades e 80 expositores, a 2º Expoambiente Amazônia tem novidades para este ano. Será realizado o Seminário “Negócios Sustentáveis”, reunindo empresários dos setores: madeireiro, turismo e ecoturismo, produtos da floresta e agricultura orgânica, onde serão discutidas oportunidades para o empresariado regional, a partir de experiências efetivas, com a participação de investidores potenciais.
A Expoambiente também contará com o Fórum de Educação Ambiental da Unemat – Universidade de Mato Grosso e uma mostra de Produções Escolares sobre várias temáticas ambientais. O evento será uma oportunidade das escolas apresentarem seus trabalhos de educação ambiental. Durante a Expoambiente Amazônia, também será assinada a ratificação do Protocolo Municipal de Prevenção ao fogo, documento onde vários segmentos da sociedade se comprometem a executar ações concretas de prevenção às queimadas.
A Expoambiente Amazônia também acontece nos municípios de Guarantã do Norte e Juína. No ano passado o público da feira em Alta Floresta, durante três dias , foi cerca de 30 mil pessoas. Foram apresentadas iniciativas de desenvolvimento sustentável, com estandes para divulgação e comercialização de produtos e apresentação de projetos, exposição de artesanato feito com sobras de madeira, e eventos artísticos e culturais regionais.