Estação Vida – Para minimizar um problema que aflige boa parte das populações indígenas no Brasil, a Colgate-Palmolive em parceria com a Universidade Federal do Estado de São Paulo [Unifesp], desenvolve o projeto de saúde bucal Colgate Nativo. Realizado em comunidades Xavante e do Xingu, em Mato Grosso, o projeto compreende ações preventivas, educacionais, curativas, restauradoras e cirúrgicas para reduzir o número de cáries e implementar hábitos de higiene bucal.
De acordo com coordenador do projeto na comunidade Xavante, o cirurgião-dentista Rui Arantes, o projeto busca atingir todas as aldeias Xavante e do Xingu com a formação de agentes de saúde bucal. “Os agentes de saúde indígena irão auxiliar e dar continuidade ao trabalho”, explica. “A situação da saúde bucal indígena ainda é pouco conhecida no Brasil, mas as condições devem ir de boas a muito ruins”, complementa. Para o dentista, o contato com os brancos é, sem dúvida, o principal problema para a queda da qualidade da saúde bucal indígena, devido ao conseqüente aumento do consumo de açúcares e produtos industrializados. A principal conseqüência é o aumento da incidência de cárie e a perda precoce de dentes.
No caso específico dos Xavante, Rui Arantes comparou dados da década de 60, início e final da década de 90 e constatou que no período houve um aumento no número de doenças bucais, o que o levou a procurar a Colgate-Palmolive. Recentemente, ele fez um levantamento e percebeu que a tendência de aumento se estabilizou. “O trabalho de prevenção e educação começou em 1999, mas são ações que leva tempo, no mínimo cinco anos, para que os resultados positivos comecem a surtir efeito”, ressalta.
Educação e Prevenção
Para Rui, embora a assistência odontológica seja um componente primordial com as comunidades indígenas, as ações preventivas e de educação, por meio da produção de material didático, como cartilhas, cartazes e vídeo. Recentemente, foi lançado o jogo educativo “Corrida do conhecimento” para reforçar o hábito da higiene bucal. Produzido em português e na língua nativa, o jogo foi uma forma divertida de chamar a atenção das crianças e adolescentes Xavante, que compõem $3>$3>de da população das aldeias. Em 2000 também foi realizado um vídeo, cujo roteiro e filmagem foram realizados por uma equipe Xavante. Com cerca 10 horas de material gravado, o produto final foi editado pelo cineasta Vincent Carelli.
O projeto Colgate Nativo – que faz parte do amplo programa de responsabilidade social da Colgate-Palmolive: Sorriso Saudável, Futuro Brilhante – tem como objetivo a redução de 30% a 40% do índice de cáries em crianças e adolescentes de 5 a 14 anos de todas as aldeias Xavante e Xingu, totalizando cerca de 5.500 beneficiados. Os produtos necessários para higienização bucal – como escova, creme, fio dental e enxaguante bucal são doados pela Colgate-Palmolive.
Para ampliar e melhorar a atuação do Colgate Nativo estão sendo desenvolvidas parcerias com a Fundação Nacional de Saúde [Funasa], por meio dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas [DSEI] do Parque do Xingu e Xavante.