Futuro das terras indígenas em jogo

ISA – A campanha virtual “Áreas Protegidas em Perigo”, que vem sendo divulgada por diversas organizações não-governamentais registrou até a manhã de hoje, o envio de 3.555 cartas de protesto aos senadores. Na última sexta-feira (06/06), em discurso no plenário, o senador Mozarildo Cavalcanti  (PPS/RR), autor da proposta, declarou estar impressionado com a quantidade de mensagens eletrônicas contrárias que chegaram em seu gabinete.

Amanhã 11/06, o Senado Federal deverá votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 38/99 , do senador Mozarildo Cavalcanti, que pretende limitar em 50% a área de cada estado brasileiro passível de ser transformada em Unidade de Conservação (UC) ou Terra Indígena (TI) assim como acrescenta entre as competências do Senado a aprovação de demarcações de TIs. A votação da proposta, prevista inicialmente para março, acabou sendo adiada.
 
Para pressionar os senadores a rejeitar a proposta, que representa um retrocesso para o desenvolvimento sustentável do país e para os direitos territoriais indígenas, diversas instituições lançaram, em 23/05, a campanha Áreas Protegidas em Perigo, hospedada na homepage do Instituto Socioambiental (ISA). Até o momento, foram enviadas 3.555 cartas aos parlamentares. Ainda é tempo de enviar a sua e divulgar a campanha junto aos amigos. Clique aqui para participar e para saber mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *