Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Jornal do Brasil – O projeto Rota Brasil Oeste, elaborado por estudantes de Comunicação Social da UnB, foi selecionado como representante regional para o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Criado em 1987, o prêmio valoriza as ações de preservação dos patrimônios históricos. São seis categorias: divulgação, preservação de bens móveis e imóveis, educação patrimonial, apoio institucional e financeiro, proteção do patrimônio natural e arqueológico e inventários de acervos e pesquisa.

Dos 124 projetos inscritos para a premiação, 43 foram selecionados pelas comissões regionais do Iphan. Apenas seis atividades foram selecionadas para o prêmio. Entre os concorrentes, na categoria divulgação, está o projeto Rota Brasil Oeste. O trabalho foi reconhecido por ser referência na área de informação sobre meio ambiente e cultura do Centro-Oeste.

Resultado de dois anos de pesquisa, a iniciativa começou com uma viagem que refez parte da expedição Roncador-Xingu, realizada pelos irmãos Villas-Boas em 1943. Os então estudantes de comunicação percorreram cidades nascidas durante as explorações, além de visitarem o Parque Indígena do Xingu. De forma inédita, a aventura foi integralmente transmitida via satélite para a página: www.brasiloeste.com.br

Hoje, o endereço mistura belas fotografias e notícias diárias sobre meio ambiente e cultura no centro-oeste.

– Nossa intenção é relembrar a inacreditável epopéia que marca a história recente da nossa região. A idéia é mudar nosso olhar do litoral para o coração do país. Tudo isso, sem esquecer e desafios presentes da região – explica Fábio Pili, um dos integrantes do grupo.

Com o atual reconhecimento do Iphan somado ao apoio já conquistado da Fundação Nacional do Índio (Funai) e Unesco, o próximo passo é procurar patrocinadores interessados no projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *