Lula promete transposição

Rota Brasil Oeste – Sem deixar claro como, Luiz Inácio Lula da Silva garantiu que vai realizar a transposição de águas para a região do semi-árido nordestino. O presidente citou o tema em discurso considerado polêmico realizado ontem durante a entrega de prêmios do Concurso Nacional de Criatividade para Docentes, promovido pelo Senai na Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“Agora eu vou fazer a transposição das águas para o Nordeste. Vou fazer sem nunca ter prometido. Eu duvido que alguém, neste país, tenha me ouvido, em algum momento, dizer que ia fazer. Duvido. E vou fazer”, afirmou Lula. “E nós sabemos que tem uma parte do Nordeste que precisa que a água chegue lá. Ah, vai custar quanto? O problema não é quanto vai custar a obra. O problema é quanto custa não fazer a obra que o povo precisa para uma área pobre como o semi-árido nordestino”, continuou.

O presidente também disse que nomeou o vice José de Alencar para cuidar da coordenador do projeto. A idéia, segundo Lula, é tomar medidas práticas. “Vou acabar com este negócio de discutir se é água do Rio São Francisco, se é água do Tietê, se é água do Tamanduateí, se é água do Paraguai. O dado concreto é que nós precisamos levar água. Como não dá para levar na cabeça, nós vamos ter que fazer os processos de transposição dessa água, vamos ter que fazer o canal. Eu já tenho a cabeça pequena de carregar pote de água na cabeça, não posso mais prometer levar água para lugar nenhum neste país”, disse.

O tom do discurso difere da posição de Lula durante a campanha à presidência. No último debate na televisão, por exemplo, o então candidato petista preferia ser cauteloso e afirmava que era necessário “estudar muito bem a questão”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *