Pensões de Brasília

Funai – Em audiência realizada nesta terça-feira (08), na comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do DF, o presidente da Funai, Eduardo Almeida e representantes da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da presidência da república solicitaram o apoio para o fechamento das pensões e pousadas da W3 Sul, que hospedam índios em condições inadequadas de higiene e conforto.

A deputada Érika Kokay (PT/DF) visitou a pensão onde o índio Xavante faleceu na segunda-feira (07), vítima de incêndio na pensão “da Ângela” e entregou relatório a Almeida. Segundo Kokay, os índios ficam alojados no sub-solo das pensões sem condição de ventilação, iluminação natural ou até mesmo água encanada e potável para beber. “Vizinhos disseram que eles procuram as residência para pedir água para beber”, contou a deputada.

A Funai encaminhou ofício ao Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária solicitando a inspeção nesses locais para que possam ser interditados. Almeida informou à comissão da Câmara que os contratos com as pousadas estão suspensos desde o dia 13 de junho e que desde 28 de maio a Funai recebe, no Centro de Convívio e Cultura Orlando Villas Bôas, em Sobradinho, os índios em trânsito por Brasília.

Simone Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *